Desde os primórdios das sociedades, o ser humano buscava formas de suprir suas necessidades diárias, e a utilização dos recursos naturais sempre foi o principal meio para conseguirmos satisfazer nossas demandas.
Dentro disso, os recursos naturais são todos os elementos que podem ser encontrados na natureza e que são úteis para o uso dos seres vivos. Neste conteúdo, a Politize! irá te ajudar a entender melhor sobre os recursos naturais, desde o seu conceito até as suas diferentes classificações. Vamos lá?
O que são Recursos Naturais?
Os recursos naturais são todos os elementos extraídos da natureza e que têm como finalidade suprir as necessidades humanas. Alguns dos recursos naturais que podemos citar são o solo, a água, o oxigênio, a energia solar, as florestas e os animais. Todos esses elementos são de total importância para a manutenção da vida dos seres vivos porque é através deles que conseguimos ter acesso a coisas fundamentais como a água potável, alimentação, produção de matéria prima e geração de energia.
Uma árvore, por exemplo, pode se tornar um recurso natural quando nos alimentamos com os seus frutos, quando construímos moradias através da sua madeira, ou até mesmo, quando a usamos como fonte de calor para nos aquecer.
Classificação dos Recursos Naturais
Os recursos naturais são classificados por meio do tempo em que eles levam para se recompor, por este motivo eles são classificados em Renováveis e Não Renováveis.
- Recursos Naturais Renováveis:
Esses são recursos intermináveis e são capazes de se recompor por meio natural ou pela influência humana em um curto espaço de tempo. Como exemplos desses recursos, podemos citar: a energia solar, a água, o solo, o oxigênio, e as florestas. Entretanto, precisamos nos conscientizar que embora esses recursos sejam inesgotáveis, é necessária uma atenção maior quanto a eles, pois a ação humana pode influenciar diretamente no processo de recomposição desses recursos e afetar a disponibilidade deles no futuro.
- Recursos Naturais Não Renováveis:
Esses são recursos utilizados pelo homem, mas que demoram milhares de anos para se renovarem ou até mesmo, nem possuem a capacidade de renovação. Como exemplos desses recursos, podemos citar: o alumínio, o ferro, o petróleo, o ouro, o níquel, entre muitos outros. Isso significa que quanto mais ocorre a extração desses elementos, mais as suas reservas diminuem.
Por esse motivo, esses recursos são uma das maiores preocupações da sociedade atualmente. Se não houver um consumo consciente dos mesmos, não será possível poupá-los para atividades futuras.
Tipos de recursos naturais
A natureza possui uma grande diversidade de recursos naturais na qual podem ser adquiridos de diferentes formas. Por isso, também podemos dividi-los quanto ao seu tipo, cujos são:
- Recursos Biológicos
Esses são provenientes da origem animal e vegetal. São importantes pois ajudam em nossa alimentação, vestuário, transporte, entre muitos outros
- Recursos Minerais
Esses são todos os minérios, rochas, areias e pedras preciosas. As explorações desses elementos servem para a fabricação de joias, eletrodomésticos, carros, entre outros.
- Recursos Hídricos
Esses são todos os lagos, rios, mares e oceanos, podendo ser utilizados nas mais variadas atividades, como transporte, produção de energia e irrigação.
Leia mais: Politize! – Crise hídrica: o que é?
- Recursos Energéticos
Esses são representados pela luz solar, vento e água. São elementos naturais capazes de gerar energia para as atividades humanas, como a água na produção de energia nas usinas hidrelétricas, a luz solar utilizada na energia solar, e a força dos ventos utilizada na energia eólica.
Recursos Naturais no Brasil
O Brasil é um país muito rico em recursos naturais. O solo brasileiro é considerado de alta qualidade e isso contribui para que o agronegócio no país cresça de forma contínua. O território brasileiro conta com uma das maiores reservas de água doce no mundo, além disso, também obtemos 11% de disponibilidade de água potável em todo o planeta. E as bacias hidrográficas do Amazonas, São Francisco e Paraná cobrem cerca de 70% do território nacional.
Toda essa disponibilidade hídrica faz com que tenhamos a maior usina hidrelétrica das Américas e a segunda maior do mundo, a Usina de Itaipu, localizada no Paraná. Além disso, as águas brasileiras tornam o Brasil uma liderança agrícola mundial em alguns produtos, como soja, laranja e cana-de-açúcar. A flora brasileira também é recheada de biodiversidade e isso se faz presente em todo o Brasil, o que contribui de forma significante na extração de recursos minerais.
Leia mais: O que é a Agência Nacional de Mineração – ANM?
Atualmente, o Brasil tem a maior exportadora de minério de ferro do mundo, cujo é a Companhia Vale do Rio Doce (Vale). Toda a riqueza natural presente no território brasileiro é constantemente disputada por diversas empresas. Por isso, biólogos apontam que a extração exagerada dos recursos naturais, pode se tornar uma grande ameaça para o nosso ecossistema. É necessário estarmos atentos a utilização de recursos não renováveis, pois como são recursos esgotáveis, é importante que tenhamos alternativas para substituí-los e preservá-los.
Exploração dos Recursos Naturais
Desde a primeira Revolução Industrial, podemos perceber que o ser humano esteve sempre tentando desenvolver mecanismos para a extração dos recursos naturais, sem se importar com todo o impacto que isso pode causar na natureza. Por esse motivo, pesquisadores biólogos estão constantemente lembrando a sociedade que a exploração desses recursos apresenta sérios riscos ambientais, riscos esses que podem ser fatais para todo o planeta.
Uma pesquisa realizada pela Global Footprint Network trouxe dados que confirmam que a escassez dos recursos naturais contribui para a alta demanda deles no mercado. De acordo com o estudo realizado, as explorações dos recursos naturais juntamente com a disputa mundial por esses recursos, promovem um sério risco ambiental por exigirem mais do que a capacidade do planeta é capaz de renovar.
Segundo a instituição, a exploração dos recursos naturais foi iniciada tendo como propósito proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Entretanto, atualmente, é perceptível que o objetivo não é mais o mesmo, tendo em vista todos os desafios ambientais que a sociedade enfrenta.
Veja também nosso vídeo sobre as queimadas no Pantanal e na Amazônia!
O desmatamento, a escassez da biodiversidade, as queimadas, a poluição dos oceanos, do ar e do solo são alguns dos exemplos de todo o impacto da superexploração dos recursos naturais. A quantidade excessiva de lixos descartados anualmente, a falta de medidas sustentáveis e o desperdício desenfreado contribuem ainda mais para a má preservação de todos esses recursos.
Conseguiu entender melhor sobre o que são os Recursos Naturais? Conta pra gente aqui nos comentários!
Referências:
- Brasil Escola – Os recursos naturais
- Brasil Escola – 10 maiores hidrelétricas do mundo
- Brasil Escola – Principais áreas produtoras de minério no Brasil
- Global Footprint Network – 72%
- Global Footprint Network – The ecological wealth of nations
- InfoEscola – Recursos Naturais
- Iberdrola – Quais são as consequências da superexploração dos recursos naturais?
- Mundo Educação – Recursos Naturais
- Mundo Educação – Distribuição da água no Brasil
- Ministério do Meio Ambiente
- Nature Sustainability – The importance of resource security for poverty eradication
- O Globo – Exploração de recursos naturais mais do que triplicou em 50 anos
- Politize! – Crise hídrica: O que é?
- Politize! – Energia Renovável: Por que é importante para a política?
- Revista Galileu – 72% da população mundial vive em países com recursos naturais escassos